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nov 22, por Redator Harpia Consultoria
Os feriados de 2019 são preocupação e oportunidade para o empreendedor.
Para o trabalhador de carteira assinada, dias de folga podem ser motivo de alegria, mas, para o empresário, a paralisação das atividades deve ser devidamente calculada, a fim de não representar uma ruptura financeira.
Com o devido planejamento, feriados e datas comemorativas podem elevar muito o faturamento de uma empresa, especialmente no comércio. E para que a estratégia seja vencedora, é preciso pensar na frente e agir com antecedência.
Então, que tal estruturar desde já as ações que você tomará para aproveitar ao máximo as oportunidades dos feriados de 2019?
Antes das oportunidades, vamos falar dos desafios. Um feriado que cai em dia útil quase sempre exige do empreendedor ajustar processos para evitar quebras na produção e nas vendas ou prejudicar prazos na execução de serviços.
Caso a decisão seja por trabalhar nessa data, é preciso calcular horas extras, lembrando que é devido um acréscimo de 100% à hora de trabalho do funcionário que exercer jornada em domingos ou feriados.
Além dos cálculos, é preciso usar o bom senso. Em algumas atividades, vale a pena conceder a emenda de feriado (dar folga na sexta após um feriado na quinta, por exemplo).
Embora a perda evidente de produtividade, há um ganho motivacional ao colaborador. Você só precisa garantir que o dia não trabalhado seja recuperado de alguma forma.
Empresas que mantêm acordos de compensação de horas com seus funcionários podem se valer da estratégia em casos de emenda.
Outra opção é o banco de horas, sendo utilizado o saldo do colaborador para cobrir o dia sem atividades. É uma boa para o empresário, que não precisa arcar com horas extras, e para o trabalhador, que tem no descanso um incentivo à qualidade de vida.
Não existe uma solução perfeita, pois tudo depende da realidade do seu negócio. Mas se há algo que se aplica a todos eles, é a palavra planejamento.
É preciso analisar prós e contras de todas as medidas possíveis para que a decisão seja acertada. Não esqueça de consultar a sua equipe para entender todas as variáveis da decisão.
Veja na tabela abaixo os feriados nacionais previstos para 2019 e comece a se preparar agora mesmo. Não esqueça de incluir no seu plano os feriados estaduais e municipais, que podem ser conferidos normalmente nos sites das prefeituras.
Para quem trabalha no comércio, especialmente, alguns feriados são um problema, mas as datas comemorativas, uma solução.
O que acontece é que no varejo é mais difícil fechar as portas justamente no dia em que muitas pessoas estão de folga e podem se dedicar às compras.
Por outro lado, ocasiões especiais ao longo do ano funcionam como um chamariz para as vendas e podem se relacionar positivamente com o faturamento.
As datas comemorativas geram oportunidades também para outros setores. A Black Friday, por exemplo, pode ser adaptada ao setor industrial e também aos serviços.
O que vai aproximar a sua empresa do sucesso é a criatividade da ação (e da promoção) proposta.
Seja qual for o seu negócio, é preciso se preparar muito bem para esse momento.
Isso significa detalhar uma estratégia que seja viável financeiramente, que interesse ao seu cliente e que reverta em benefícios à empresa e não acabe gerando insatisfação daqueles que compram de você. Podemos resumir esse ponto em três observações:
Há várias formas de explorar uma data comemorativa, desde o cuidado com a vitrine e a aposta em uma decoração temática de todo o espaço, também iniciativas de interação, animação e teatralização de loja, preços atrativos, descontos, venda cruzada, venda adicional, garantia estendida, entre outras tantas possibilidades.
O segredo, como já comentamos, é estar preparado e elaborar um planejamento que torne a sua estratégia viável de ser aplicada. Para tanto, leve em consideração mais estas quatro dicas:
Negociar antecipadamente com fornecedores aumenta a chance de conseguir bons preços e condições de pagamento. Além disso, você se previne do risco deatrasos na entrega ou mesmo de não encontrar determinado produto no mercado, tendo que buscar outro fornecedor.
Ao conhecer o que seu público busca em cada data comemorativa, você consegue prever no estoque esses produtos. O próximo passo é integrar o espaço com as vendas e qualificar o controle de estoque.
Todos os setores da empresa precisam estar preparados para responder com qualidade e agilidade às demandas, principalmente em datas especiais, que costumam ser de loja cheia. Dê atenção aos vendedores para que caprichem na abordagem e solucionem as necessidades dos clientes.
Tanto para atrair novos clientes quanto para trazer de volta os antigos compradores, faça com que saibam das suas ações. Usar as redes sociais para isso é uma das formas mais baratas de promover uma estratégia de marketing em pequenas empresas.
Agora que já tem boas dicas para traçar um plano para vender mais, veja na tabela abaixo algumas datas importantes para a sua empresa em 2019.
Até mesmo o Dia das Bruxas, cada vez mais tratado pelo termo em inglês “Halloween”, não pode ficar de fora.
Apresentamos neste artigo sugestões para a sua empresa se organizar melhor para os feriados em 2019 e também tirar proveito das datas comemorativas.
Acreditamos que você tem agora o que precisa para construir uma estratégia de vendas vencedora.
E por que não aproveitar o bom planejamento em outros momentos? Estamos falando de datas alternativas, que também atraem clientes.
Confira algumas delas para o próximo ano:
Como vimos, há datas que ensejam o aumento do faturamento, como a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia das Crianças e o Natal.
Essas datas movimentam a economia e servem para compensar a perda com a paralisação das atividades em outros momentos.
Nesse sentido, vale a pena criar um planejamento que já contemple todas as ações que o seu comércio irá adotar para suportar os feriados que não favorecem as compras e elevar o faturamento naquelas datas comemorativas que empolgam os clientes.
Que tipo de promoção especial você fará no Dia das Mães? Como você pode divulgar melhor suas ações antes dessa data, para faturar mais no feriado?
Que tipo de ação vai adotar nas semanas que antecedem o Natal? Lembre-se: esse tipo de data comemorativa pode representar o faturamento de muitas semanas.
Até datas menos propensas a elevar as vendas, como o Carnaval, podem ser aproveitadas, desde que você organize um planejamento adequado. Para isso, basta entender que você não pode lutar contra o feriado e deve adaptar seu funcionamento para usá-o a seu favor.
Promoções especiais, divulgações diferentes, ações com um público-alvo específico, horários diferenciados de atendimento e oferta de produtos diferenciados são alternativas que servem a esse propósito.
Vimos que, enquanto boa parte dos setores produtivos amargam perdas, outros comemoram a paralisação das atividades por conta dos feriados.
O setor de turismo é um caso interessante, que fatura mais nessas datas.
Outra possibilidade, essa mais concreta e aplicável desde já, é aproveitar as recentes mudanças nas leis trabalhistas. De acordo com as novas disposições da CLT, trabalhadores e empresas podem negociar diretamente como poderão compensar os dias que não forem trabalhados.
Se antes a regra era mais rígida e forçava as empresas a se sujeitar aos prejuízos causados pelos feriados, hoje existe a chance de uma negociação com os empregados.
Os trabalhadores também seriam beneficiados, uma vez que as perdas seriam evitadas na forma de substituição de folgas, por exemplo.
Em vez de folgar em um feriado, o trabalhador poderia trocar a licença para um dia que representasse menos perdas. Tudo dependerá da capacidade de empresas e funcionários negociarem para chegar à solução mais justa para ambos os lados.
Pequenas e médias empresas são as mais afetadas pela quantidade de feriados previstos para 2019.
Muitas não contam com margem que lhes permita deixar de funcionar por tantos dias, o que as obrigam a operar em feriados.
Essa é uma decisão que deve ser tomada com bastante cuidado, uma vez que pode não compensar manter uma loja aberta. Além do movimento de clientes ser potencialmente menor, os custos não são reduzidos, o que pode ter como consequência saldo negativo no fluxo de caixa.
O ideal é fazer uma avaliação criteriosa do mercado, para decidir de que forma a loja pode compensar o fechamento em feriados. Além da negociação com os funcionários, lançar promoções, liquidações ou mesmo o oferecimento de brindes pode ajudar a atrair mais pessoas, compensando a falta de movimento.
Portanto, criatividade, aliada a planejamento, é a solução mais indicada para mitigar os prejuízos causados pelos dias de folga forçada.
De fato, não há como negar que os feriados geram prejuízos de enorme impacto para a economia como um todo, com efeitos avassaladores em segmentos importantes. Contudo uma avaliação um pouco mais criteriosa pode nos levar a conclusões até certo ponto inesperadas.
Vamos recorrer às pesquisas para entendermos melhor o que significam os feriados para as economias, de acordo com critérios quantitativos.
Claro que, qualitativamente, seria necessário uma análise mais aprofundada. Entretanto, jamais podemos desprezar o que nos dizem os números, certo?
Vamos começar citando a Índia, o segundo país mais populoso do mundo, totalizando 1,3 bilhão de pessoas. Um estudo da consultoria Mercer apontou que os indianos param 18 dias anualmente por causa de feriados, o que torna o país campeão mundial de feriados.
No total, eles terão quase o dobro de dias dedicados aos feriados em 2019, comparando com o Brasil.
Tantos dias de paralisação deveriam resultar em menos horas trabalhadas, mas o que se verifica não é bem isso.
Uma outra pesquisa da Manpower Group, colocou a Índia em primeiro lugar no ranking dos países com mais horas trabalhadas por semana, com 52 horas de labor a cada sete dias.
O mesmo ranking deixa o Brasil na 10ª colocação, com 45 horas semanais registradas, ou seja, 7 horas a menos do que os indianos. O país mais populoso do mundo, a China, ficou em terceiro lugar, atrás do México.
Portanto, podemos concluir com alguma segurança que ter muitos feriados não significa, necessariamente, menos trabalho.
E sua empresa, como pretende lidar com a sucessão de feriados de 2019? Como em todo negócio, fazer um planejamento que dê conta de cobrir os custos dos dias parados é essencial e faz toda a diferença.
Fonte: Jornal Contábil