Há uma certa resistência por parte dos empresários em contratar os serviços de uma Consultoria Empresarial, afinal, se o negócio nunca precisou da ajuda de fora para construir seu sucesso e resolver seus problemas, porque agora o deveria fazer?

Como sabemos, o mercado está sob constantes mudanças visando continuar atendendo o seu cliente-alvo e até mesmo amplicando o atendimento no mercado, estes fatores influenciam para que os negócios estejam em contínua busca por oportunidades e soluções de problemas.

Existem diversas situações em que a atuação da Consultoria Empresarial é um fator positivo, que pode representar redução de tempo em relação a outras alternativas.

Você pode recorrer aos serviços de um consultor quando é necessário um conhecimento que não está disponível na sua equipe. Explore os conhecimentos do consultor, aprenda com ele e traga o conhecimento adquirido para dentro da sua empresa.

É viável recorrer aos serviços da consultoria no cenário que não há funcionário com tempo disponível para a realização de um projeto importante demais para ser postergado. Inclusive, é uma alternativa para dispensar a contratação de um funcionário temporário, uma vez que o consultor não terá expectativas de permanecer na empresa.

O consultor de uma Consultoria Empresarial atuará como orientador que irá ensinar ferramentas adequadas para a busca e eliminação das causas dos problemas, possibilitando a entrada de soluções eficazes. Isto significa que a relação do consultor e seu cliente deve ser baseada na confiança e transparência, com o objetivo de vislumbrar bons resultados.

Consultoria Empresarial da Harpia, sempre focando nos resultados, trabalha na abrangência de soluções definidas em conjunto, após a realização de um profundo diagnóstico, envolvendo todas ou somente as áreas essenciais para avaliação.

O objetivo é de identificar oportunidades na melhoria da gestão, dos processos, das políticas internas e entre outros aspectos fundamentais que contribuem com o aumento da lucratividade, seja por adequações operacionais e/ou estratégicas.

A principal avaliação e análise que o diagnóstico aborda em relação ao ambiente interno da empresa é:

  • A avaliação da estrutura societária, nível de envolvimento e dependência dos sócios, estilo de gestão, processo decisório, as condições de perenidade e profissionalização da empresa.
  • Análise da estrutura de capital e fluxo financeiro atual, com o objetivo de avaliar se estes permitem manter ou ampliar o negócio, se possibilitam eventuais investimentos em infraestrutura e pessoal, visando o aproveitamento adequado do potencial de mercado.